Maio Amarelo – Todos por um trânsito mais seguro!

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para  efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito, atingindo mais de 40 mil vidas perdidas por ano. A maior parte dos óbitos se dá em decorrência de batidas frontais, como no caso de ultrapassagens em local proibido. No mundo, mais de 1,5 milhão de pessoas morrem todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito, de acordo com a OMS. Com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação a estes dados, foi criada a campanha internacional Maio Amarelo.

No país, a segunda maior causa de mortes no trânsito são em acidentes envolvendo ciclistas e pedestres. Em 2015, foram 42.500 indenizações por morte e 515.750 indenizações por invalidez do Seguro DPVAT. Além do sofrimento pelas perdas e incapacitações decorrentes, calcula-se que os custos econômicos, com particular sobrecarga para o setor de saúde, podem chegar a 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte: maioamarelo.com – OMS

Share:

Leave comment